Quem esperou pela neve, prevista para as regiões mais altas de Santa Catarina neste fim de semana, ficou com a parte mais gelada — e menos glamourosa - do fenômeno. A sensação térmica, que é a forma como sentimos a temperatura do ar, chegou a -18ºC em Urupema, na Serra Catarinense. A medida leva em consideração a temperatura real, que foi de 0,8ºC, e a velocidade do vento - nesse caso, 50 km/h.
– Tivemos condições para a formação de neve ou de chuva congelada, com bastante umidade e baixa temperatura, mas não há registro desses fenômenos – explica a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz.
Segundo o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, há pouca nebulosidade sobre o Estado, favorecendo um dia mais seco e afastando a possibilidade de neve para as próximas horas. As temperaturas da tarde ficam entre 18ºC e 21ºC em boa parte das cidades, mas não passando muito mais dos 8ºC a 10ºC na Serra.
A semana começa gelada em boa parte do Estado. O ar frio segue trazendo noites e manhãs geladas no início da semana. A segunda-feira tem sol em todas as áreas com formação de geada no Planalto e áreas de baixada do Oeste e Meio-Oeste. As temperaturas poderão baixar até um pouco mais do que hoje. Na Serra, -2ºC a 0ºC. Durante a tarde, pela presença do sol as temperaturas ficam mais agradáveis.
Veja mais fotos: