
A quinta-feira (17) amanheceu com tempo aberto e temperaturas baixas no Rio Grande do Sul. Na Capital, essa foi a madrugada mais fria do ano até agora: fez 10,3°C, superando os 12,7°C de domingo (13), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As marcas continuam baixas no Estado ao longo do dia devido aos ventos que sopram do quadrante sul.
Assim como no dia anterior, a sensação será de frio tanto pela manhã, como no decorrer da tarde. As menores temperaturas ocorrem na Serra. Em São José dos Ausentes, a mínima chegou a 4,8°C, com sensação de 0,5°C durante a madrugada.
O Extremo Sul do Estado também registrou frio intenso. Em Santa Vitória do Palmar, os termômetros ficaram em 6,7°C, com sensação de 1,8°C. A máxima mais baixa do dia deve ser de 15°C, e está prevista para ocorrer em Quaraí, no Oeste. Já a temperatura mais alta será em Iraí, no Norte, onde os termômetros devem chegar a 29°C (a mínima foi de 14°C). Em Porto Alegre, a máxima não deve passar dos 21°C.
Mesmo com o frio, a instabilidade ainda pode causar chuva fraca no Extremo Sul, nas áreas mais próximas do Uruguai. As pancadas isoladas estão previstas para a tarde, e os maiores volumes estão previstos para Rio Grande.

Na sexta-feira (18), as instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul por causa de um sistema de baixa pressão atmosférica no oceano. A previsão é de chuva em todo o Estado, mas os maiores volumes devem ocorrer no Litoral Norte. As temperaturas seguem baixas, inclusive durante a noite. Na Capital, a chuva acontece a qualquer hora do dia, com mais intensidade à noite.
No final de semana, o ar polar derruba as temperaturas, e a sensação térmica pode ficar abaixo de zero. No sábado (19), a chuva diminui em grande parte do Rio Grande do Sul. Pode chover fraco apenas na Metade Leste no decorrer do dia. As temperaturas vão ficar ainda menores com avanço de uma massa de ar polar. À noite, o frio aumenta bastante, e a combinação das temperaturas baixas com a chuva fraca favorece a ocorrência de neve ou chuva congelada.
O fenômeno poderá ser observado entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. Apesar de a serra catarinense ser a região com maior potencial para nevar, não se descarta a condição para a região de São José dos Ausentes, na serra gaúcha.
No domingo (20), a chuva se afasta ainda mais, e o dia começa com temperaturas muito baixas no Rio Grande do Sul. Ainda há uma pequena possibilidade para ocorrência de neve ou chuva congelada durante a madrugada na região de São José dos Ausentes. A sensação térmica nas áreas de Serra pode ficar abaixo de zero no amanhecer.
Confira a lista com as menores temperaturas desta quinta-feira:
Porto Alegre: 10,3°C, mesma sensação.
Bagé: 6,7°C, com sensação de 4,3°C.
Camaquã: 8,4°C, mesma sensação.
Cambará do Sul: 5,4°C, com sensação de 2,5°C.
Canela: 5,7°C, com sensação de 2,9°C.
Canguçu: 8,5°C, com sensação de 5,2°C.
Cruz Alta: 9,0°C, com sensação de 5,4°C.
Dom Pedrito: 7,4°C, com sensação de 4,4°C.
Jaguarão: 6,4°C, com sensação de 3,7°C.
Lagoa Vermelha: 8,7°C, com sensação de 5,7°C.
Quaraí: 7,7°C, com sensação de 4,2°C.
Rio Grande: 6,9°C, com sensação de 3,3°C.
Santa Maria: 8,3°C, com sensação de 6,5°C.
Santa Vitória dos Palmares (Barra do Chuí): 6,7°C, com sensação de 1,8°C.
São Gabriel: 7,8°C, com sensação de 5,7°C.
São José dos Ausentes: 4,8°C, com sensação de 0,5°C.
São Vicente do Sul: 8,1°C, com sensação de 4,7°C.
Serafina Corrêa: 8,4°C, com sensação de 6,6°C.
Soledade: 7,5°C, com sensação de 3,3°C.
Teutônia: 8,2°C, com sensação de 6,5°C.
Vacaria: 6,9°C, mesma sensação.