Um lobo-marinho adulto foi avistado na manhã desta quarta-feira (29) na orla de Balneário Rincão, no sul de Santa Catarina. Ele estava na faixa de areia, a cerca de meio quilômetro da plataforma de pesca Sul do município. O biólogo Rodrigo Ribeiro Freitas, do Museu de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), avaliou o estado de saúde do animal à tarde, e disse que o comportamento de deitar na areia, muitas vezes para descansar, é comum.
— Ele está bem, apenas descansando. O lobo-marinho costuma passar por aqui vindo das correntes das Malvinas, sobem na direção Norte e nas correntes marítimas brasileiras, acabando subindo a América Latina pelo Oceano Atlântico. Quando não encontram uma ilha para descansar, acabam vindo para a faixa de areia — explica Freitas.
Os irmãos Naldo e Robson Arraes, moradores de Criciúma e que estavam no Balneário Rincão a serviço, avistaram o animal por volta das 10h. Eles acionaram a Polícia Ambiental de Criciúma, que registrou a ocorrência. O animal é da espécie Arctocephalus australis, conhecida popularmente como lobo-marinho-sul-americano. A orientação é que o animal não seja perturbado, para que descanse e possa voltar ao mar por conta própria.
Golfinho atendido em Gaivota
Na tarde de terça (28), o Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá auxiliou um golfinho a retornar para o mar, no trecho norte de Balneário Gaivota. O animal foi levado com moto aquática até um trecho de águas mais profundas, até que o golfinho pudesse retornar com vida ao seu habitat.