A previsão é de uma quinta-feira de tempo instável em quase todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (9). Conforme a Somar Meteorologia, a atuação de um sistema de baixa pressão no oceano mantém as nuvens carregadas no Estado. Mas a chuva, apesar de aparecer a qualquer momento do dia, deve ser fraca – as exceções são a Serra e o Litoral Norte, onde as pancadas serão mais fortes. E o tempo será abafado.
— Isso ocorre porque a nebulosidade que se forma devido às áreas de chuva prende na superfície os ventos quentes que entram pelo norte do Estado — explica o meteorologista Caio Guerra.
A área de instabilidade que está no RS também pode provocar rajadas de vento de intensidade moderada a forte em todo o litoral gaúcho.
A exceção para o tempo instável é a Fronteira Oeste: o tempo deve ficar firme e a região deve registrar a máxima no Estado, de 31ºC, em Uruguaiana. A mínima, de 12ºC, ocorre em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
Em Porto Alegre, o tempo também deve ser abafado. Os termômetros variam entre 19ºC e 29ºC.
Para sexta-feira e sábado, a previsão é de tempo firme, devido à formação de uma frente fria. Mas não se engane: a temperatura não deve cair.
— No máximo, o frio aparece pela manhã. Mas como o tempo deve ficar aberto, a temperatura sobe rapidamente — diz Guerra.