Após impedir a emissão de mais de 25 milhões de toneladas de CO₂ em suas fábricas, entre os anos de 2009 e 2020, a Braskem anuncia novas metas para o desenvolvimento sustentável. Desta vez, a empresa reforça seu compromisso com a eliminação de resíduos plásticos e ampliação de seus investimentos na economia circular de carbono neutro.
Para alcançar a meta de se tornar uma empresa carbono neutro até 2050, a empresa precisará adotar três principais estratégias, sendo elas: a ampliação na eficiência energética e uso das energias renováveis em suas atuais operações, visando parcerias de inovação tecnológica; compensação de emissões com investimentos na produção de químicos e polímeros de origem renovável; e pesquisas para realizar a captura de carbono, revertendo-o em matéria-prima.
Em médio e curto prazo, a empresa pretende ampliar seu portfólio 'I'm greenTM’ com a diversificação e a venda de produtos com conteúdo reciclado até 2025. A meta é que nos próximos cinco anos, 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos sejam colocados no mercado, devendo alcançar a meta de 1 milhão de toneladas desses produtos até 2030. Além disso, a Braskem pretende trabalhar, nos próximos dez anos, para diminuir em até 15% suas emissões de gases de efeito estufa e incentivar o descarte adequado de 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos.
— Nosso propósito empresarial é melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico e, com a ampliação dos nossos esforços para alcançar essas metas, também conseguiremos enriquecer ainda mais o debate sobre a importância do plástico, especialmente para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta — afirma Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.
Estritamente alinhada com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o Acordo de Paris, o compromisso global da Braskem visa controlar o impacto de mudanças climáticas na Terra e promover a qualidade de vida do ser humano.
Conheça mais sobre as metas da Braskem em www.braskem.com.br/macroobjetivos .
Sustentabilidade que vêm do berço
O propósito da sustentabilidade acompanha a empresa ao longo de duas décadas, com políticas e metas que vêm se renovando por meio do reaproveitamento de bens e recursos que deixam de ser somente explorados e descartados ao longo de sua vida útil, mas que retornem ao ciclo produtivo. Ao final de 2019, a Braskem já havia alcançado ao menos 70% de suas metas relacionadas ao tema (traçadas em 2009 e revisitadas em 2013), conquistando resultados tais como a redução de 20% da intensidade de emissões de gases de efeito estufa.
– A Braskem tem uma longa história em adotar ações para criar um mundo mais sustentável. Investimos em fontes renováveis desde a nossa fundação, em 2002 e, como pioneiros e líderes na produção de biopolímeros, temos estado na linha de frente da criação de mudanças positivas que impactam as pessoas, a sociedade e o meio ambiente – ressalta Roberto Simões, presidente da Braskem.
Em 2012 a empresa também foi protagonista no maior projeto de água de reuso industrial do hemisfério sul e quinto do mundo, o projeto Aquapolo. Além disso, seu portfólio de produtos de origem renovável (com plástico produzido a partir da cana-de-açúcar), posteriormente evoluiu para a inclusão de mais produtos oriundos de fontes renováveis, como o EVA, e resinas feitas a partir de plástico reciclado.
Confira abaixo o vídeo da campanha Braskem. Um futuro mais sustentável, hoje: