Preocupadas em amenizar os impactos ao meio ambiente, cada vez mais, construtoras estão conectadas com a preservação e conservação da natureza e focam em iniciativas inovadoras e sustentáveis em seus empreendimentos. É o caso do Partec Green, prédio assinado pela H Lar Construções, empresa do Grupo Herval, que está situado no Tecnosinos, ao lado da Unisinos. Com critérios voltados para tecnologia e sustentabilidade, apresenta eficiência energética e inovação no design. Um exemplo prático é a possibilidade de economia no consumo de energia de até 40% devido a posição das janelas e uso racional dos condicionadores de ar.
A obra, que teve investimento de R$30 milhões, está em certificação LEED, conferida pela Green Building Council Brasil. Segundo o vice-presidente de incorporações do Grupo Herval, Rodrigo Seger, é um dos primeiros prédios que receberá a distinção no nível máximo Platinum:
– O Partec Green é um dos pontos altos do portfólio e que nos qualifica como uma empresa que prima por projetos de concepção moderna e métodos de construção inovadores.
São mais de 20 mil metros quadrados de área construída no prédio de 11 andares que engloba 99 salas comerciais, com a possibilidade de andares corporates (que possibilitam um espaço único de 717 metros quadrados), salão de festas, restaurante, lojas e estacionamento subterrâneo para quase 400 carros. Para o presidente do Grupo Herval, Agnelo Seger, a entrega da obra condiz com os atributos inovadores da proposta da Unisinos e sua incubadora.
A SAP, líder global de mercado em soluções de softwares para empresas, é uma das empresas já instalada no Partec Green.
Ranking de certificação LEED
A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é a ferramenta de orientação ambiental para edifícios sustentáveis mais utilizada no mundo, presente em 167 países, com mais de 205.800 de metros quadrados de área certificada. O LEED é uma solução global, regional e local que fornece parâmetros para edifícios, comunidades e cidades criarem espaços saudáveis, altamente eficientes e econômicos, ao mesmo tempo que melhoram a qualidade de vida de seus ocupantes.
O Brasil é o quarto país com mais construções sustentáveis no mundo, atrás apenas da China, Canadá e Índia, de acordo com o ranking de certificação LEED.