A freada brusca de um carro pode ter sido a causa da colisão entre uma van e um caminhão que deixou quatro mortos e outros seis feridos na BR-158 em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. O acidente ocorreu no início da tarde da última sexta-feira (29). Dos seis sobreviventes, cinco estão em estado grave.
Segundo a polícia, o caminhão, ocupado por dois argentinos, estava indo em direção à fronteira com o Uruguai quando invadiu a pista e bateu de frente com uma van que transportava oito pessoas e trafegava em direção à Capital.
A causa dessa invasão ainda está sendo investigada, mas a Polícia Civil já tem uma hipótese. Duas pessoas que presenciaram a ocorrência foram ouvidas e teriam relatado que um terceiro carro teve participação no caso. No entanto, a motorista teria seguido viagem, e portanto, não foi identificada, tampouco o modelo do veículo.
— É possível que ela tenha freado bruscamente, mas isso ainda está sendo apurado. Isso pode ter contribuído pro caminhão que estava atrás também ter freado e invadido a pista. Nós vamos investigar e verificar se houve alguma imprudência. Por enquanto ainda é cedo para imputar algum crime — afirmou o delegado plantonista Pedro Trajano.
A partir de segunda-feira ( 1º) o caso ficará a cargo da delegacia de Santana do Livramento.
Vítimas identificadas
Todas as pessoas que morreram no local estavam dentro da van. O veículo vinha de Rivera em direção a Porto Alegre. A polícia também investiga o motivo da viagem. GZH e RBS TV apuraram que as vítimas são:
- Francisco da Silva Júnior, 40 anos, motorista da van, natural de Porto Alegre
- Andreia Rosa, 48 anos, passageira, natural de Porto Alegre
- Marcos Aurélio da Costa, 56 anos, natural de Rio Pardo, passageiro
- Adão Luis Rodrigues Lavi, 57 anos, passageiro, natural de Porto Alegre
Os outros quatro ocupantes da van e os dois argentinos que estavam no caminhão seguem internados. Apenas um deles não apresenta gravidade. Três estão na unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa de Santana do Livramento e outros dois foram transferidos na manhã deste sábado (30). O caminhoneiro foi levado para Uruguaiana, enquanto um dos passageiros da van ficará em um hospital da capital gaúcha.