A CEEE Equatorial inaugurou nesta terça-feira (12) a Rota Elétrica Mercosul. O ato inaugural ocorreu em Pelotas, no sul do Estado. O trajeto de mil quilômetros é composto por 10 eletropostos e conecta a cidade do Chuí, no extremo sul, a Torres, no Litoral Norte. As estações permitem recarga rápida e gratuita de veículos elétricos.
As estações são instaladas em postos de gasolina e têm a capacidade de dar carga completa nas baterias dos veículos em uma hora. O investimento, feito pela CEEE, é de R$ 13,8 milhões. A companhia informa que manterá o serviço gratuito por tempo indeterminado.
Os eletropostos contam com placas para geração de energia solar. De acordo com a concessionária, a rota visa incentivar a redução no uso de combustíveis fósseis. "A falta de infraestrutura para o abastecimento dos veículos elétricos nas rodovias brasileiras é um dos principais obstáculos a serem superados para a propagação dessa modalidade de transporte”, afirma o superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia, Sérgio Rodrigo Pereira de Araújo.
Araújo também acredita que a rota possa favorecer o turismo no litoral gaúcho e catarinense, já que os postos de recarga rápida já existem no Uruguai e se desenvolvem na Argentina: "Os três Estados da região sul do Brasil recebem muitos turistas que vêm desses países, sobretudo no verão. Vamos colocar à disposição uma rota elétrica, barateando a viagem e contribuindo para o turismo da região ser ainda mais atrativo".
Onde ficam os eletropostos
- BR-471, km 531, Santa Vitória do Palmar
- BR-471, km 576, Santa Vitória do Palmar
- BR-116, km 652, Jaguarão
- BR-392, km 42, Rio Grande
- BR-116, 1520, Pelotas
- BR-116, km 428, Cristal
- BR-116, km 334, Barra do Ribeiro
- Avenida das Indústrias, S/N, Eldorado do Sul
- BR-101, km 82,7, Osório
- BR-101, km 5, 5450, Torres