Os motoristas que circularem pela área central de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na próxima segunda (5) e terça-feira (6), deverão ficar atentos a bloqueios que irão ocorrer no trânsito, a partir das 9h30min. O motivo é o trabalho de aferição anual dos radares fixos que será feito por técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Conforme a prefeitura, serão realizados cinco testes em cada um dos equipamentos, que consistem em passar com um veículo e retornar de ré por cinco vezes, e depois realizar um comparativo entre a velocidade aferida pelo técnico do Inmetro e o registrado no radar. O secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, afirma que não há registro de discrepâncias nos equipamentos e que o serviço será realizado para manter o certificado em dia.
— Os radares estão operando de forma plena desde dezembro do ano passado, mas começaram a ser instalados em junho e, por isso, chamamos o Inmetro para revalidar o certificado. Ainda é cedo para fazer um comparativo, mas, até o momento, já percebemos uma redução do número de motoristas passando em alta velocidade pelas vias e, consequentemente, do número de acidentes — ressaltou.
Na segunda-feira, serão aferidos os cinco equipamentos instalados no entorno da Praça João XXIII, na Rótula do Pio XII - são dois na Avenida Nicolau Becker, dois na Nações Unidas e um na Rua José do Patrocínio. A expectativa é que a atividade demore em torno de 50 minutos em cada equipamento. Será bloqueado somente o trânsito relativo à faixa onde está o equipamento que está sendo aferido.
Já na terça-feira, serão vistoriados os dois equipamentos instalados na Avenida Nações Unidas com a Rua Tapes e um equipamento na Rua Guia Lopes, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry. Para estes casos, a estimativa é demorar cerca de 30 minutos em cada equipamento. Além do bloqueio parcial, a Guarda Municipal estará no local para orientações ao trânsito.