O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) intensificou a fiscalização nas noites e madrugadas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com levantamento do órgão, até 15 de janeiro, 2.056 veículos foram abordados, 164% a mais que no ano anterior. Junto com maior volume de abordagens, subiu o número de condutores autuados por dirigir alcoolizado: na temporada atual são 58 frente os 11 do verão passado.
As ações de fiscalização começaram em 16 de dezembro. A Balada Segura faz parte da Operação Verão Total RS.
Para o Detran-RS, apesar da relação direta com o aumento das abordagens, observa-se uma tendência de maior consumo de álcool. Além disso, a pandemia, entre 2021 e o início de 2022, resultou na redução do movimento nas praias.
A diretora institucional do Detran-RS, Diza Gonzaga, lembra do perigo de se associar álcool e direção.
— Verão, férias, rever os amigos e familiares, a temporada com as temperaturas mais altas, os encontros sociais, todos são fatores que aumentam o consumo de bebidas alcóolicas e com isso a mistura de álcool e direção tem sido mais frequente. Queremos que todos se divirtam, mas voltem para casa, afinal a vida não tira férias e todos tem muitos verões pela frente — alerta.
As cidades que recebem as operações da Balada Segura nesta temporada são Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Torres, Tramandaí e Xangri-lá, todas no Litoral Norte. As ações também entregam panfletos de conscientização, tiram dúvidas sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA). A Balada Segura segue no litoral até o fim do veraneio.
Diferenças nas autuações por bafômetro
Até 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido, segundo o Detran-RS, o motorista é multado, e tem o veículo retido, a CNH recolhida e aberto o processo de suspensão do direito de dirigir. O valor da multa é de R$ 2.934,70, inicialmente.
Entretanto, a partir de 0,34 miligrama por litro, a legislação configura o fato como crime de trânsito e, portanto, além das penalidades administrativas, o condutor ainda é conduzido à delegacia, onde será lavrada ocorrência. O motorista pode, inclusive, ser detido.