A partir da próxima segunda-feira (10), quem estiver buscando a primeira habilitação para condução de automóveis no Rio Grande do Sul vai encontrar uma redução no valor da carteira. O desconto, de R$ 377,60, ocorre em função da retirada da obrigatoriedade das aulas com simulador.
Assim, a primeira habilitação para carros custará R$2.336,56 – uma redução de 14% do valor anterior. Conforme o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), a mudança no preço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B também será aplicada para as pessoas que já estão com as aulas em andamento.
As aulas em simulador continuarão sendo oferecidas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), mas serão opcionais. A decisão que derrubou a obrigatoriedade foi divulgada em setembro, após três anos de impasse na Justiça. No entanto, a mudança não teve efeito imediato, pois cabe recurso sobre a deliberação da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Agora, com a determinação definitiva da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o novo valor da CNH passa a valer em solo gaúcho.