Após uma reunião bilateral para definir o procedimento de passagem, o tráfego de caminhões e ônibus sobre a ponte que liga o Brasil à Argentina, no km 725 da BR-290, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, foi efetivamente liberado na manhã desta terça-feira (20).
Apesar de o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ter autorizado a passagem, após reparos na estrutura, nessa segunda-feira (19), ainda era aguardado o resultado do encontro para definição de como ocorreria o trânsito de veículos pesados. Até a tarde dessa segunda também havia impedimento para a passagem dos caminhões por falta de liberação aduaneira entre os países.
Embora liberado, o fluxo na ponte segue com restrições. O tráfego deverá ser alternado entre os sentidos a cada 30 minutos — ou seja, durante meia hora passam veículos do lado brasileiro para o argentino e após esse período o sentido muda. O andamento também é controlado, com velocidade máxima de 20 km/h e espaçamento de 100 metros entre um veículo e outro. A travessia a pé pela ponte está proibida.
Na manhã desta terça-feira era possível avistar uma fila extensa que mesclava veículos pesados e de passeio para atravessar a ponte.
A ponte que conecta Uruguaiana, no Brasil, e Paso de los Libres, na Argentina, inaugurada em 1947, estava parcialmente bloqueada desde a noite de sexta-feira (16). No sábado (17), houve a proibição da passagem de veículos pesados, como caminhões e ônibus.
Segundo o Dnit, o rompimento de uma viga causou uma rachadura na estrutura da ponte. Para liberar a passagem de caminhões e ônibus, foi realizado um “escoramento na estrutura”, que foi concluído no domingo (18).