Após 26 horas de bloqueio total, a RS-020 em Taquara, no Vale do Paranhana, foi liberada em ambos os sentidos na noite desta terça-feira (6). A interdição ocorreu por volta das 18h da segunda-feira, após o tombamento de um caminhão tanque carregado de gasolina e óleo diesel. O motorista não ficou ferido.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e agentes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foram chamados e verificaram o vazamento dos combustíveis, o que levou ao fechamento do trecho entre os quilômetros 71 e 84.
Ao longo do dia, equipes trabalharam para conter o vazamento. A previsão inicial era de que a liberação ocorresse às 14h. No entanto, o processo de transbordo e descontaminação da carga acabou levando mais tempo. Apenas no início da noite foi possível retirar o combustível remanescente no caminhão e fazer a retirada do veículo.
Na sequência, foi feito fechamento do buraco formado pelo acidente e a limpeza total da via. O trecho foi reaberto oficialmente por volta das 20h15min, segundo informou o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).