O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou nesta terça-feira (31) que a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV) poderá ser feita por aplicativo. A Carteira Digital de Trânsito (CDT) guarda no celular os dados do documento de motorista e do veículo que esteja no nome do condutor. A ATPV é a versão digital do antigo Documento Único de Transferência (DUT).
Os motoristas gaúchos, porém, ainda não têm acesso a essa nova modalidade. Isto porque a assinatura eletrônica dessa autorização somente é possível se o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de jurisdição do veículo houver aderido ao Registro Nacional de Veículos em Estoque, o sistema Renave. De acordo com o Ministério dos Transportes, a opção está disponível nos Detrans de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso.
A reportagem entrou em contato com o Detran-RS, que afirma não ter uma previsão concreta para que o modelo seja adotado no Estado. A opção pode ficar disponível em 2022 no Rio Grande do Sul.
Segundo o departamento, algumas alterações na legislação estadual têm de ser feitas para a adequação ao sistema Renave. O Detran já está trabalhando junto à Assembleia Legislativa visando às mudanças.