O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Kohlrausch, afirma que os danos estruturais que causam bloqueio em ponte na BR-386, em Estrela, comprometem o escoamento da produção no Estado. Em comunicado, o presidente da entidade destaca a importância da rodovia e afirma que, hoje, mais de 35 mil veículos circulam diariamente no trecho entre Lajeado e Estrela. No sábado (13), colisão seguida de explosão de um caminhão que carregava combustível causou danos na ponte, que fica no Km 350 da via, sobre o Arroio da Boa Vista. O motorista do caminhão morreu.
Desde então, o trecho segue bloqueado. Uma liberação emergencial para carros e motos acontecerá em uma das pistas a partir de terça.
— Além disso, metade do Estado passa na BR-386, sobretudo para se deslocar a Porto Alegre e região metropolitana, o que evidencia a importância dessa rodovia para a economia do Rio Grande do Sul — afirma Kohlrausch, que é prefeito de Santa Clara do Sul.
O presidente da Amvat informou que participou, nesta segunda-feira (15), de reunião virtual com o gestor de Atendimento e Operações da CCR ViaSul, Fausto Camilotti Na ocasião, Kohlrausch expôs que, além de ocasionar um transtorno no fluxo de veículos leves, a reestruturação da ponte “vai impactar na logística de caminhões e carretas, ampliando o custo do transporte”.
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, concorda com a análise de que o bloqueio deve impactar na economia da região, mas destaca que não tem como mensurar o tamanho desse efeito em razão de outros fatores, como a pandemia. Caumo afirma que o fato de a rodovia ser administrada por uma concessionária ajuda em uma resposta mais ágil na resolução do problema. O prefeito de Lajeado destaca que esse caso joga luzes sobre a necessidade de discutir rotas alternativas na região:
— A proposta de ter uma rota alternativa, de ter uma outra ponte sobre o Rio Taquari não é novidade. Talvez vamos aproveitar esse fato em si para montar esse projeto da melhor maneira possível e levar essa demanda para o governo estadual e para o governo federal por conta da importância da rodovia.
O prefeito em exercicio de Estrela, João Carlos Schäfer, afirmou que, além do impacto econômico, o bloqueio do trecho da BR-386 também acaba sobrecarregando as vias do interior e do centro do município. Schäfer afirma que as cidades da região são interligadas, com certa interdependência em termos de negócios, oportunidades e trabalho, fato que acaba sendo afetado pela interdição da rodovia.
— Milhares de carros cruzam diariamente nossa cidade e agora estão usando estradas vicinais do interior do município de Estrela, que não estão preparadas para um fluxo tão grande como está acontecendo hoje.
Schäfer destaca que esse incidente mostra como a situação da malha viária da região está precária e reacende o debate sobre a necessidade de travessias alternativas para evitar esse tipo de transtorno em razão da interrupção de um trecho.
Liberação da pista
A CCR ViaSul informou, nesta segunda-feira, que nesta terça, às 6h, uma das pistas será liberada no sentido interior-Capital para carros, motos, vans e camionetas. O tráfego ocorrerá em ambos os sentidos nessa pista única.
O tráfego de veículos pesados e estilo de operação deverá ocorrer apenas após reparos na estrutura. A ponte do sentido Norte (Capital - Interior) sofreu danos estruturais e passará por obras de reconstrução. O prazo estimado para a conclusão desses trabalhos é de até seis meses.