Programada para iniciar a partir da próxima segunda-feira (15), a duplicação da BR-386 é uma das esperanças para diminuir o número de acidentes e de mortes na rodovia. A movimentação para as obras de duplicação começa a partir da próxima semana no trecho entre Marques de Souza e Lajeado, no Vale do Taquari. Ao todo, serão 20,3 quilômetros de pista duplicada, com previsão de finalização em até dois anos.
A BR-386 ocupa o primeiro lugar das estradas federais com mais mortes em 2020, segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), com base em dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgado no início deste mês. A rodovia acumulou 43 vidas perdidas em acidentes no ano passado.
O chefe da 4ª Delegacia da PRF no Estado, Paulo Reni da Silva, afirma que a construção de pista dupla vai aumentar a segurança para os usuários da via e reduzir os acidentes, principalmente as colisões frontais. Reni da Silva destaca que as modificações em acessos à rodovia também vão auxiliar nesse sentido:
— Hoje temos, nos perímetros urbanos de Lajeado e de Marques de Souza, travessias no mesmo nível e isso causa uma série de problemas, de conflitos. Com a duplicação, a tendência é de que todo mundo ande para o mesmo lado, fazendo os retornos nos lugares devidamente construídos para isso, a maioria deles de nível, ou seja, por cima ou por baixo da rodovia. Isso vai trazer mais segurança.
Segundo o chefe da 4ª Delegacia da PRF, atualmente, o perímetro urbano de Lajeado, em razão de acessos, travessias e circulação de pedestres e ciclistas, e a parte sinuosa da rodovia em Marques de Souza são os pontos mais críticos para acidentes e transtornos nesse trecho de 20,3 quilômetros no Vale do Taquari.
Além da duplicação, essa etapa da obra contemplará outras melhorias na via, como a construção de vias marginais, retornos em nível e adequações de acesso. Também estão previstos dispositivos de segurança, entre eles, defesa metálica, barreiras e terminais atenuadores de impacto, além de melhorias em iluminação.
— Esse trecho de Lajeado, contemplando as via marginais, a duplicação, tem quatro novos trevos em Lajeado, para acesso literalmente aos moradores locais, e vai trazer uma melhoria muito importante na segurança de trafegabilidade e na condição de conforto aos usuários — destaca o Fábio Hirsch, coordenador de engenharia da CCR ViaSul.
Alterações entre Lajeado e Marques de Souza
A 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelo trecho entre Marques de Souza e Lajeado, informa que, nesse primeiro momento da obra, não haverá impacto significativo na mobilidade na via. Paulo Reni da Silva destaca que já alinhou com a CCR ViaSul estratégias para informar os motoristas que trafegam na região sobre a movimentação, a fim de evitar transtornos.
— Inicialmente, não haverá um grande impacto à mobilidade dos veículos pela via principal. Evidentemente que os locais vão estar recebendo sinalização diferenciada — afirmou.
Reni da Silva pede aos usuários da rodovia que redobrem a atenção no trecho, mantendo a velocidade constante e a distância de segurança em relação ao veículo da frente:
— Cada usuário reage diferente em relação à sinalização. Então, tentar manter a distância do veículo da frente para não ser surpreendido.
A CCR ViaSul explica que, nessa etapa, os trabalhos ocorrerão na área paralela à rodovia, com algumas interferências, como a criação de novos acessos de serviço para entrada e saída de caminhões que atuam na obra.
— A gente pede muito a compreensão do usuário, para ter muito cuidado com a sinalização de obra e a orientação do bandeirinha que vai estar lá, orientando entrada e saída ou em um fechamento e estreitamento de pista ou de acostamento, que vai ser necessário — explica Fábio Hirsch, coordenador de engenharia da CCR ViaSul.
Hirsch reforça que a tendência é de a obra iniciar no trecho de Marques de Souza em razão das intervenções mais complexas no terreno.
A projeção
Primeira etapa da duplicação (Marques de Souza - Lajeado)
Impacto financeiro e emprego
- Estão previstos investimentos de cerca de R$ 250 milhões nessa etapa da obra
- Quinze frentes de obras estarão atuando na rodovia, responsáveis pelos serviços de supressão de vegetação, terraplenagem, detonações de rochas, pontes, pavimentação e sinalização de obras
- Serão gerados cerca de 550 empregos diretos e mil indiretos apenas neste primeiro ano
Outras melhorias no trecho
- 13 quilômetros de vias marginais
- 2 retornos em nível
- 6 adequações de acesso
- 4 passarelas de pedestres
- 6 novas pontes
- 6 alargamentos de pontes existentes
- 2 passagens inferiores
- 2 passagens superiores
- Principais pontos críticos desse trecho da rodovia
- Entre os kms 340 e 345, em Lajeado