A tarde desta segunda-feira (2), feriado de Finados, é marcada por congestionamento nas rodovias entre o Litoral Norte e a Região Metropolitana. Desde as primeiras horas do turno, os motoristas já encontram pontos de lentidão, principalmente em Osório.
Por volta das 14h30min, o principal transtorno aos condutores era a RS-030, próximo à Estrada do Mar. Por volta das 17h30min, o trecho entre Tramandaí e Osório tinha 10 quilômetros de congestionamento.
Na BR-290, a freeway, os condutores enfrentaram filas no pedágio de Santo Antônio da Patrulha e de Gravataí — às 18h30min, havia entre oito e 10 veículos aguardando atendimento em cada cabine. Às 21h, a freeway seguia com movimento carregado, mas com pontos de lentidão somente nas proximidades das praças de pedágio. Depois volta a fluir.
Na BR-101, ainda há pontos de congestionamento entre Maquiné até o acesso a RS 407, em Morro Alto. São cerca de 10 km com pontos de lentidão. Na RS-030, o trânsito já está normalizado, assim como na estrada do mar. Não há registro de acidentes.
A RS-040 registrou congestionamento ao longo de toda a tarde e noite desta segunda. O maior problema enfrentado pelos motoristas foi no trecho entre as regiões de Capão da Porteira e Águas Claras, em Viamão. Por volta de 21h, eram mais de 20 quilômetros de arranca e para na estrada. O congestionamento ocorre em razão do grande movimento em trecho de pista simples e por vezes com redução da velocidade máxima para 60km/h ou até 40km/h. A reportagem de GZH flagrou motoristas trafegando pelo acostamento.
Mais cedo, por volta de 16h, um acidente perto do cruzamento com a RS-101, em Capivari do Sul, envolvendo três veículos, deixou uma pessoa ferida. A vítima recebeu atendimento médico no local e foi liberada. O congestionamento no trecho chegou a 6 quilômetros.
Outro ponto onde os motoristas enfrentaram lentidão foi no novo viaduto sobre a RS-118, em Gravataí, que custou R$ 20 milhões. Mas o problema não foi na estrutura, mas sim uma sinaleira que fica logo na sequência. O funcionamento do equipamento formou fila de veículos sobre o viaduto.