O trabalho de retirada do caminhão e da carga de cebola que atingiram uma casa em Santa Maria do Herval, na Serra, foi concluído na manhã desta quinta-feira (12). Os sacos com o produto ficaram espalhados pelo pátio e até dentro da residência após um acidente ocorrido na véspera. A carroceria baú segue na calçada da Rua 25 de julho, próximo da RS-873.
Antes de atingir a casa, o caminhão carregado de 34 toneladas de cebola, bateu em um ônibus, deixando 12 pessoas feridas, sem gravidade. Ainda na noite de quarta-feira (11) o caminhão foi retirado do pátio da casa. O baú foi colocado na calçada e nesta manhã familiares e amigos ainda recolhiam cebolas que ficaram espalhadas.
— Tinha cebola em cima de armários, dentro das cômodas, em tudo o que é lugar. E o cheiro ainda está muito forte. Vamos deixar tudo aberto para ver se em dois ou três dias o odor vai embora — conta Suzana Dolores Closs, 53 anos, filha mais velha dos proprietários da casa, Gilberto, 74 anos, e Alicie Closs, 73 anos.
Uma janela do quarto terá que ser retirada. Uma parede rachou e também será reconstruída. O dono do caminhão afirmou aos familiares que o seguro irá pagar a obra. Não é o primeiro acientente a ocorrer no local e a família já produziu inclusive um dossiê que foi entregue na prefeitura reivindicando obras que ofereçam maior segurança.
Dos 12 feridos, quatro foram encaminhados para hospitais da região: o motorista do caminhão e a esposa e dois tripulantes do ônibus. Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Maria do Herval, ninguém está em estado grave.