Acusado de provocar um acidente de trânsito em que três pessoas morreram, Helmuth Edvino Horst foi condenado a 73 anos e 11 meses de prisão na terça-feira (16), por um júri realizado em Ibirubá. Conforme o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o homem foi indiciado por homicídio qualificado e simples e duas tentativas de homicídio. Ele está preso desde maio, mas pode recorrer da decisão.
O acidente ocorreu na noite de 6 de março de 2012, no trevo secundário de acesso à cidade de Ibirubá, na RS-223, no noroeste do Estado. Um carro Mégane com placas de Carazinho, ocupado pelo casal Milton Fior, 53 anos, e Normélia Fior, 50, deixava a cidade quando foi atingido por uma caminhonete Frontier, conduzida por Horst. O casal morreu no local.
Além de Horst, outras três pessoas estavam na caminhonete — todas foram encaminhadas a hospitais da região. Fábio Loser, 28 anos, um dos passageiros do veículo, morreu no Hospital Annes Dias, de Ibirubá.
Segundo a Justiça, o homicídio qualificado se refere à morte do casal; já o simples é em relação ao passageiro da caminhonete que morreu; e as duas tentativas de homicídio são pelos demais ocupantes do veículo.
À reportagem, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) confirmou que um laudo feito na época indicou que, na rodovia estadual, o carro de Horst trafegava a 196,7 km/h.
GaúchaZH não conseguiu contato com a defesa do acusado.