A cidade de Rio Grande, no sul do Estado, recebeu a aprovação da Secretaria Estadual de Saúde, para a implantação do Programa Vida no Trânsito. Já são cinco municípios do interior do Estado a aderir ao programa.
A ideia é promover estudos e desenvolver ações para diminuir o número de acidentes de trânsito. A ação é uma parceria entre Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria de Saúde do município.
Até o momento foram apresentados estudos feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Rio Grande. Estes dados auxiliam na identificação das causas que promoveram os acidentes. A partir deles, são propostas ações estratégicas para fiscalização, educação e engenharia de trânsito.
— Identificar as situações que levam aos acidentes de trânsito requer um estudo epidemiológico qualificado. São várias as motivações, entre elas o uso de álcool e outras drogas e a imprudência, que levam aos acidentes — destaca o secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos.
O Programa Vida no Trânsito conta com incentivo financeiro estadual para o desenvolvimento e execução do projeto.