A sinalização horizontal com pintura da nova faixa da BR-116 de Caxias do Sul, que fica no sentido Ana Rech-Galópolis, foi concluída nesta quinta-feira (14), conforme o engenheiro do DNIT, Daniel Bencke. O trânsito havia sido liberado ainda no início desta semana. A previsão inicial era de que a obra fosse entregue entre o fim de julho e início de agosto, mas atrasou por conta do mau tempo.
De acordo com o DNIT, máquinas que vinham sendo utilizadas na obra precisaram ser deslocadas para realizar operações tapa-buraco em outros pontos da BR-116. O longo período de chuvas em agosto também atrapalhou o andamento. As máquinas voltaram ao trabalho no fim da semana passada.
A obra foi realizada dentro do contrato existente de manutenção da rodovia, sem necessidade de licitação. Em 2016, a prefeitura de Caxias do Sul havia entregue um projeto de duplicação do trecho, mas não há orçamento disponível neste ano para fazer a duplicação total.
Um dos problemas é que uma nova faixa no sentido Galópolis-Ana Rech exigiria o deslocamento de uma rede da Sulgás, o que teria um custo muito elevado.