A Secretaria de Trânsito deve verificar a sincronia das sinaleiras da RS-453, no bairro Sanvitto, em Caxias do Sul, junto ao ponto conhecido como trevo da Cassol. Relatos recebidos pela reportagem dão conta de que a discrepância do tempo entre os dois equipamentos tem atrapalhado o trânsito no cruzamento.
De acordo com o Secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, os motoristas que passam pelo cruzamento devem parar apenas em um dos semáforos. Como eles ficam distantes um do outro e precisam ser programados separadamente, eventualmente podem ocorrer discrepâncias. Segundo o secretário, porém, não é possível sincronizar os semáforos da Cassol com os equipamentos do acesso ao Desvio Rizzo. Dessa forma, os motoristas precisam parar uma vez em cada entroncamento.
— Sincronizar o cruzamento da Cassol com o Desvio Rizzo é mais difícil porque precisa incluir todos os lados e também os retornos. Se sincroniza de um lado, prejudica do outro — explica.
O projeto original previa que o cruzamento do bairro Sanvitto tivesse semáforos inteligentes, que ajustam o tempo dos equipamentos conforme a quantidade de veículos. As sinaleiras foram ativadas em maio de 2016, mas o sistema não foi implantado até hoje porque o município precisa instalar uma rede de fibra óptica ligando o cruzamento à Secretaria de Trânsito.
O investimento ainda não foi realizado porque demanda alto custo e depende de um contrato que ainda precisa ser firmado pela prefeitura. Conforme Cristiano, no entanto, a adoção da tecnologia ainda está nos planos da pasta.