Caxias do Sul vai ganhar sinaleiras inteligentes no ano que vem. Os equipamentos vão ser instalados na RS-453, próximo à entrada do Iguatemi, onde há um loteamento em construção. Como é um projeto de grande porte, foi necessário um estudo de impacto de trânsito no entorno.
De acordo com o secretário de trânsito, Manoel Marrachinho, a avaliação apontou a necessidade de uma rotatória com semáforos. As alterações serão executadas pela própria empresa, como compensação pela obra. Dessa forma, a secretaria solicitou que fossem instalados os chamados semáforos inteligentes. Os equipamentos contam com um feixe de laser que monitora o fluxo de veículos no entorno.
Conforme a variação da intensidade do tráfego, o equipamento ajusta o tempo das sinaleiras para permitir melhor fluidez. Segundo Marrachinho, as alterações devem facilitar o trânsito principalmente para motoristas que seguem em direção a Farroupilha.
"Essa obra vai permitir com que grande parte do conflito que existe hoje com os motoristas que estão na área do shopping e desejam retornar para o Desvio Rizzo, Forqueta, Farroupilha, Bento, toda aquela região (termine). Hoje eles têm que ficar em um refúgio central. Isso não vai mais ser necessário, eles vão poder converter a rodovia com aparelho viário com semáforo", explica o secretário.
A obra da rotatória já começou e o cronograma prevê que tudo esteja concluído em março. Ao todo, serão oito semáforos inteligentes para controlar o fluxo. A solicitação por este modelo de equipamento ocorreu para que a secretaria possa fazer uma experiência. A intenção é implantar sinaleiras semelhantes em outros cruzamentos da cidade no futuro.
Gaúcha
Caxias do Sul vai ter primeiras sinaleiras inteligentes até março
Equipamentos monitoram fluxo e ajustam tempo dos semáforos
GZH faz parte do The Trust Project