O ano de 2017 ficará marcado por um aumento expressivo no número de mortos no trânsito de Caxias do Sul. Há poucos dias do fim do ano, a cidade registra um aumento de 44% dos casos confirmados em relação a 2016. Ao todo, 49 pessoas perderam a vida nas ruas e avenidas. Outro caso ainda está em investigação, o que pode elevar o número para 50. Desse total, 19 vítimas estavam em motos e 16 eram pedestres. Para se ter uma ideia, das 34 pessoas que morreram no trânsito de Caxias no ano passado, oito eram pedestres.
Para tentar reduzir esse número em 2018, a Secretaria de Trânsito já planeja ações de conscientização. Conforme o gerente da Escola Pública de Trânsito, Carlos Beraldo, uma das possibilidades é a implantação do projeto Vida no Trânsito, em que é levantado um perfil dos acidentes e das vítimas. A partir disso, é formada uma parceria com entidades para pensar em estratégias. O programa necessita de convênio com o Estado, mas as conversas já começaram.
As infrações de trânsito também continuam com números elevados na cidade. De 17 de novembro do ano passado a 16 de novembro deste ano, 3.696 motoristas foram autuados nas blitze da Balada Segura. Desses, 763 estavam embriagados ou se recusaram a fazer o bafômetro. Nesse período, as operações totalizaram 8.004 abordagens. Desde novembro de 2011, quando as blitze tiveram início na cidade, foram abordados 83.510 motoristas, dos quais 6.180 estavam embriagados. Segundo Beraldo, depois de seis anos, o número de pessoas que bebem e dirigem ainda é muito alto.
— As pessoas não estão se conscientizando. Todo mundo sabe que não pode, mas as pessoas desafiam. Se você quer beber, tem 50% de chance de ser abordado — alerta.
Nas abordagens rotineiras, a infração mais cometida em 2017 foi a conversão proibida à direita, apesar da liberação em vários cruzamentos do centro. Mas o destaque também fica por conta do uso do celular. De janeiro ao dia 30 de novembro, os fiscais de trânsito identificaram 3.742 infrações. Muitas vezes, a autuação ocorre porque o motorista desconhece a legislação. Desde o ano passado, é proibido não apenas falar ao celular, mas também segurar ou manusear enquanto se dirige. E a regra vale também para quando o motorista está parado no sinal vermelho.