O excesso de velocidade foi a infração mais cometida por motoristas nas estradas do Rio Grande do Sul em 2016. Segundo um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), 48% das 3,46 milhões de multas aplicadas no ano passado foram por desrespeito aos limites de velocidade nas rodovias gaúchas, totalizando 1,70 milhão de autuações. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais:
Cresce o número de infrações em Caxias
Colisão na BR-116 mata um homem e fere quatro pessoas em Guaíba
Nas primeiras posições do ranking das multas no Estado, também estão infrações relacionadas ao veículo e as vinculadas a estacionamento.
Desde 2007 até o ano passado, os dados estatísticos do Governo Estadual apontam que o número de multas cresceu 122,5% no trânsito gaúcho, passando de 1,56 milhão para 3,47 milhões em 2016. O Detran justifica o crescimento nas infrações pelo reforço na fiscalização por parte dos órgãos de trânsito federal, estadual e municipais, além de melhorias no sistema que faz o cadastramento das autuações.
Em nove anos, também foi registrada uma redução no número de acidentes nas rodovias do Estado, com 14% de mortes a menos.
– Quanto maior a fiscalização, menor o número de acidentalidade – justifica o diretor-geral do Detran-RS, Ildo Mário Sskizinvel.
*Rádio Gaúcha