O principal desvio para as obras da trincheira da Avenida Ceará, na chegada a Porto Alegre pela região do Aeroporto Salgado Filho, não tem previsão para ser liberado. Nesta quinta-feira (12), equipes da prefeitura desobstruíram as redes de esgoto da região, o que permitiu o escoamento do alagamento que atinge desde segunda a Rua 18 de Novembro.
Apesar da retirada da água, engenheiros e técnicos do DEP e do Dmae vão continuar trabalhando no local nesta sexta para tentar localizar o ponto onde há bloqueio nos canais de esgoto, evitando, assim, que a região não seja atingida por novos alagamentos.
Além disso, o asfalto está bastante danificado no cruzamento das ruas 18 de Novembro e Professor Sarmento Barata. A região já estava com problemas no pavimento, que foram agravados com as chuvas dos últimos dias, abrindo muitos buracos nas vias.
"Após as equipes diagnosticarem esse ponto e realizarem o trabalho de desobstrução e limpeza das redes, vamos acionar a secretaria de obras para reparar o pavimento, que está bastante danificado, e poder assim liberar o desvio", disse o secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, em visita ao local nesta tarde.
Enquanto os trabalhos não sejam finalizados na Rua 18 de Novembro, o desvio das obras da Avenida Ceará pela via permanecerá bloqueado, o que está gerando congestionamentos na chegada a Capital pela região do Aeroporto.
Em alguns momentos do dia, a EPTC permite que o motorista que acessa Porto Alegre pelo trecho faça o retorno pela Avenida Farrapos, perto da Rua Sarmento Barata, para acessar a Rua 25 de Fevereiro e, após, a Ceará, fazendo com que o trânsito flua melhor na região.