Quarenta por cento dos acidentes de trânsito atendidos pelo Corpo de Bombeiros em Santa Maria e Região envolvem motociclistas.
O 4º Comando Regional dos Bombeiros (4º CRB) aponta que dos 498 acidentes atendidos em 2015, 198 resultaram em ferimentos em motociclistas. Os acidentes veiculares representam 28,66% do total de ocorrências atendidas, que foram 1.975.
Na avaliação do coronel Marcelo Gonçalves Maya, a melhor forma de proteção contra acidentes de motocicleta é o respeito as normas de trânsito e utilização dos equipamentos de segurança.
“Muita atenção nos deslocamentos dos outros veículos, pois o condutor do automóvel presta maior atenção em outros automóveis, ficando a motocicleta por vezes fora do campo de visão dele”, disse.
Foi o que aconteceu na colisão entre um caminhão e uma motocicleta na Avenida Liberdade, na última quarta-feira (13), onde o motociclista ficou preso debaixo do caminhão (foto) e está internado desde então no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Quarta-feira é um dos dias em que há maior incidência de acidentes de trânsito entre carro e motocicleta, justamente o dia que o motociclista foi atingido e ferido gravemente. Em primeiro lugar, está a sexta. Em segundo, terça-feira.
Os acidentes acontecem entre às 17h e 19h, considerados horários de pico, principalmente nas BRs 158, 287 e 392. Dentro da cidade, as vias em que mais acontecem acidentes são as ruas Visconde de Pelotas, Venâncio Aires e Avenida Borges de Medeiros.
A maior parte das vítimas é do sexo masculino e os ferimentos são leves.