A Polícia Civil de Alfredo Wagner (SC) aguardará laudo pericial para afirmar qual era, no momento do acidente, a velocidade do ônibus que caiu de uma ribanceira na BR-282 na madrugada de domingo. Na segunda-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a empresa Reunidas, responsável pelo coletivo, divergiram quanto ao dado: enquanto a corporação afirmou que o veículo estava a 120 km/h, a empresa divulgou nota dizendo que o coletivo trafegava a 73 km/h.
- A leitura do tacógrafo tem de ser pericial. O perito é quem vai me dar a informação correta (para ser incluída no inquérito) - ressalta o agente de polícia Vanderlei Kanopf, responsável pela delegacia do município.
Quem são as nove vítimas do acidente com ônibus em SC
Ônibus não tinha autorização para trafegar pela BR-282
No final da manhã desta terça-feira, Kanopf viajava à Grande Florianópolis, onde começará a ouvir sobreviventes - parte das oitivas, porém, será feita por meio de carta precatória, ou seja, por autoridades policiais de outros municípios onde moram as vítimas.
Os depoimentos tinham previsão de início para a segunda-feira. O agente de polícia afirma, no entanto, que passou o dia acompanhando um técnico na perícia feita no local do acidente e no ônibus. A expectativa da Polícia Civil é de que os primeiros resultados sejam repassados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) em aproximadamente 10 dias.
Lua de mel foi interrompida pelo acidente em Alfredo Wagner
Leia todas as notícias sobre o acidente em Santa Catarina
Sete vítimas morreram no local:
Marcos Rudimar Lopes Machado, 53 anos (motorista, de Passo Fundo)
Arlindo Biermann Rosa, 65 anos (Soledade)
Rubiane de Castro Carvalho, 29 anos (Passo Fundo)
Ilaine Kurz, 42 anos (Passo Fundo)
Natália Anhaia da Silva, 15 anos (Soledade)
Pedro Paulo Schawb, 45 anos, (Soledade)
Marione Kochenborger, 46 anos (Carazinho)
Duas passageiras morreram no Hospital de São José:
Marilaine Teixeira Schroeder, 31 anos (Passo Fundo)
Rosane Schneider (Carazinho)
Os feridos foram levados ao Hospital Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, Hospital de Alfredo Wagner, Hospital Regional de São Jose e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.
Entenda o acidente:
Veja, em vídeo, como ficou o ônibus:
Veja imagens do acidente: