As nove vítimas do acidente com ônibus da Reunidas na BR-282, em Alfredo Wagner, Santa Catarina, estão sendo veladas nesta segunda-feira em Carazinho, Soledade e Passo Fundo. Nesta manhã, pelo menos oito dos 21 feridos já haviam recebido alta dos hospitais em que estavam internados.
Marcos Rudimar Lopes Machado, 53 anos (motorista, de Passo Fundo)
O motorista do ônibus da Reunidas havia sido contratado pela empresa em dezembro de 2014. Como em outro anos, Marcos Rudimar Lopes Machado, 53 anos, complementava o quadro de funcionários durante a temporada, época do ano que um maior número de passageiros se deslocam ente o norte do Rio Grande do Sul e o litoral catarinense.
Machado morava em Passo Fundo, era casado com Rebeca Maria Salleiro Machado e pai de Thiago Salleiro Machado. Motorista experiente, ele já havia trabalhado na Reunidas em outras temporadas e, no ano passado, foi funcionário da Bortolin Turismo, também de Passo Fundo.
- Era uma pessoa bem tranquila e muito responsável, tanto com seus colegas, quando em relação ao horário de trabalho. Quando fizemos os testes de seleção com ele, destacou o seu cuidado e a sua paciência na direção. Por isso, o contratamos para fazer o transporte escolar, para trabalhar com crianças - afirma Jeferson Osmar da Silva, gerente da Bortolin Turismo.
De acordo com a o departamento de Recursos Humanos da Reunidas, Machado tinha curso de direção defensiva e de manuseio de produtos perigosos. O velório do corpo de Machado está sendo realizado no Memorial da Paz, em Passo Fundo. O enterro está previsto para as 17h30min desta segunda-feira, no Cemitério Vera Cruz.
Arlindo Biermann Rosa, 65 anos (Soledade)
Natural de Soledade, onde era conhecido pelo apelido Cavoio, Arlindo Biermann Rosa, 65 anos, se deslocava para Florianópolis, onde passaria cerca de dez dias de férias com a família. Como já não havia lugar no carro da família, o idoso partiu no ônibus da Reunidas.
Conforme sobreviventes do acidente teriam contado para a família, ele teria se levantado no momento em que o motorista teria pedido ajuda - há relatos de que o condutor ônibus teria anunciado que estava passando mal, instantes antes do acidente. Conforme familiares, passageiros sabiam que se tratava de Arlindo, pois ele estava vestindo uniforme da empresa em que trabalha como motorista de transporte escolar - era seu costume viajar trajado como profissional.
Arlindo seria aguardado no terminal de Canasvieiras, em Florianópolis, pelo genro Leco, pela única filha, Ana Flávia Rosa Borges, e pela esposa, Genecy Rosa. Por volta das 8h30min, os familiares chegaram à rodoviária e não o encontraram. For por meio da imprensa que, então, ficaram sabendo do acidente.
Segundo o genro, Cavoio será lembrado por ser uma pessoa alegre, brincalhona, que se dava bem com todos que o cercavam.
- Para mim, ele era mais do que um sogro, era um irmão - resume Leco.
O velório ocorre em Soledade. O enterro está previsto para a tarde desta segunda-feira no Cemitério Municipal de Soledade.
Ilaine Kurz, 42 anos (Passo Fundo)
Ilaine era vendedora da loja Schumman, em um shopping de Passo Fundo. Na tarde do sábado, Ilaine foi se despedir dos colegas, pois viajaria de férias com a irmã Loreci Kurz. O destino era Florianópolis, onde mora outra irmã. Loreci ficou ferida no acidente e está internada no Hospital Universitário de Florianópolis.
Alfredo Wagner
Quem são as nove vítimas do acidente com ônibus em SC
Corpos são velados em Carazinho, Soledade e Passo Fundo
Bruna Scirea
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project