Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia todas as notícias de trânsito
Inaugurada em dezembro de 2013, a Rodovia do Parque (BR-448) está crivada de buracos, que começaram a ser tapados nesta quarta-feira pelo consórcio responsável pelo lote 1 da estrada, formado pelas empreiteiras Toniolo, Busnello e Sultepa. A via tem ficado constantemente esburacada, como mostrado pela Rádio Gaúcha na terça-feira, em reportagem que contou 183 buracos ao longo da rodovia, de 22 quilômetros. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), porém, ainda não conhece o motivo da degradação do piso.
"Uma análise entre os técnicos do Dnit e do consórcio construtor está em andamento para detectar o que está provocando os problemas no pavimento. Esta é uma ação emergencial e, somente após detectado os motivos que estariam provocando os problemas no pavimento, será possível fazer as correções adequadas e definitivas", explicou o Dnit, por meio de sua assessoria de imprensa.
Os trabalhos estavam sendo efetuados pela manhã entre os kms 8,5 e 9 do sentido Capital-Interior, em Canoas, por funcionários da Toniolo, Busnello. Um dos operários disse que o asfalto será retirado nas áreas esburacadas até a profundidade de 19 centímetros, que é a espessura do piso.
- Estamos tirando tudo e refazendo, senão dá problema. Não sei quando terminamos, depende da chuva, porque com chuva não dá para fazer. Estamos até arriscando, já que o tempo está para chuva - explicou o operário.
O Dnit estima que a operação tapa-buracos pode ser finalizada em cerca de uma semana, se as condições climáticas permitirem. Não há previsão, por enquanto, de penalização às empreiteiras por causa dos buracos porque "a empresa está realizando os reparos conforme solicitado", segundo o Dnit.
Foto: Omar Freitas