Representantes da direção e geólogos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) visitarão o Km 75 da RS-110, em Jaquirana, nesta sexta-feira (6). A intenção é fazer um levantamento da situação e avaliar as causas do desmoronamento que interrompeu a rodovia na tarde de ontem.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, disse que o conselho do departamento também vai se reunir na tarde desta sexta para decretar emergência no trecho. Dessa forma, o Estado tem condições de fazer a contratação direta da empresa responsável pelo reparo.
Ainda assim, de acordo com o diretor, não é possível estimar prazos, já que podem ser necessários estudos do solo. "Certamente não vai ser uma obra de curto prazo", projetou.
Apesar de a construtora Sultepa já realizar reparos na Rota do Sol entre Tainhas e Lageado Grande, não é possível estender o contrato para a RS-110. Ainda na quinta-feira, técnicos do Daer visitaram a estrada para conferir a situação. Representantes das superintendências do Daer na Serra também compareceram no trecho.
A alternativa asfaltada para quem deseja ir à Jaquirana é seguir pela é seguir pela BR-116 até Vacaria, acessando a BR-285 até Bom Jesus para, depois, seguir à Jaquirana pela RS-110. Esse trajeto é maior, mas, para quem segue a partir de Bom Jesus, o acesso a Jaquirana é antes do trecho que cedeu.
Outra opção é uma estrada municipal de chão de 33km que liga a RS-020 (acessada pela Rota do Sol), em Cambará do Sul até Jaquirana. A orientação, no entanto, é de que veículos pesados não usem o trecho. Já a RS-476, acessada em Lageado Grande está interditada porque a ponte sobre o arroio Tainhas está submersa.
Na escola municipal de Jaquirana, 120 dos 440 alunos não foram a aula. Já na escola estadual, de ensino fundamental e médio, conforme a direção do colégio, dos 278 do turno da manhã, 200 não compareceram na escola. São todos alunos das localidades afetadas pelo desmoronamento.
Confira a entrevista completa