O Estado vai detonar a encosta de um morro na RS-110, em Jaquirana, para criar desvio da cratera aberta pelas chuvas no último dia 5. A medida foi divulgada ontem pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues.
Conforme o secretário, um gabinete de gestão de crise foi montado para retomar o quanto antes a trafegabilidade no quilômetro 75 da rodovia, em Jaquirana. Para isso, a solução mais rápida é a abertura do desvio até que a recuperação fique pronta.
A alternativa já vinha sendo estudada e foi decidida por equipes do Daer e da Secretaria de Infraestrutura e Logística que estiveram reunidos durante toda a tarde desta quinta-feira. Segundo Domingues, parte da encosta do morro que fica ao lado do ponto de escorregamento será detonado. No espaço, será aberto o desvio e o material retirado do ponto será utilizado na obra.
O cronograma deve ser definido nesta sexta-feira (27), mas, segundo o secretário, a abertura vai começar nos próximos dias. Ainda de acordo com Domingues, o desvio é a melhor medida para a evitar novos prejuízos à economia da região, já que os danos na estrada foram muito graves.
"É duas vezes pior e mais dramático do que a RS-431, em Bento Gonçalves. Pela topografia, pelo volume de escorregamento que teve, a distância entre os vãos, a quantidade de material. Se estima a recolocação de 40 mil m³ de terra", afirma o secretário.
Nos próximos dias, conforme Domingues, o governador Tarso Genro irá decretar emergência para as cidades que dependem da estrada e tem enfrentado problemas econômicos. A medida, segundo ele, elimina parte da burocracia de licenciamento ambiental para abertura do desvio.
Na semana passada, prefeitos da região apontaram uma estrada de uma antiga pedreira como alternativa de desvio. Segundo Domingues, no entanto, não é possível utilizá-la, já que ela possui mais de 15% de inclinação e não oferece segurança.
Na próxima semana o secretário vai se reunir com os prefeitos para apresentar diagnóstico e cronograma da abertura do desvio e da realização da obra em si, cujo custo não está definido.