Os rodoviários que protestam em frente às empresas Trevo e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC) decidiram manter os bloqueios nas garagens até o final desta sexta-feira (7). A paralisação será suspensa no fim de semana e retomada na próxima segunda.
Desde o começo da manhã, motoristas e cobradores protestam devido a descontos de dias parados e no vale-refeição relativos ao período da greve da categoria, realizada neste ano. A demissão de um motorista também recebe críticas, já que a categoria atribui a ação a perseguição política.
Devido à manifestação, nenhum ônibus da Trevo e da VTC circula em Porto Alegre. As demais empresas do consórcio STS (Tinga e Belém) seguem operando normalmente. Carris, Nortran e Unibus também não registram problemas.
Durante a manhã, a empresa VTC obteve na Justiça uma liminar que proíbe o bloqueio dos portões por manifestantes. A Brigada MIlitar confirmou que foi notificada, mas ainda não tomou uma decisão se vai utilizar a força para retirar as pessoas que estão no local.
Para atenuar os transtornos aos usuários, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) remanejou ônibus da Carris para atender as principais linhas que atendem às avenidas Cavalhada, Teresópolis e Wenceslau Escobar. Coletivos da Unibus garantem a circulação na Avenida Oscar Pereira. As lotações da zona sul estão liberadas para o transporte de passageiros em pé.