A obra em 11 de dezembro de 2013A obra em 12 de junho de 2012A obra em 31 de outubro de 2013A obra em 04 de julho de 2013
Foram mais de dez anos de espera. Muitas discussões, congestionamentos e obras. Porém, o dia 20 de dezembro chegou e, com ele, a inauguração dos 22,34 quilômetros da Rodovia do Parque, entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul. Acompanhei a construção da BR-448 desde o começo. Aliás, entre abril de 2004 e abril de 2013, relatei aos ouvintes da Rádio Gaúcha as agruras dos congestionamentos diários da BR-116.
Os trabalhos na Rodovia do Parque iniciaram-se em setembro de 2009. A obra custou mais de R$ 1 bilhão. Dificuldade no reassentamento de famílias, na desapropriação de áreas privadas, ações da Justiça, greve de operários, acertos e desacertos com prefeituras da Região Metropolitana e a falta de areia para realizar a construção foram alguns dos problemas enfrentados, que ocasionou no adiamento da entrega da obra. O primeiro prazo para conclusão da Rodovia do Parque era abril de 2012. Foi adiado para dezembro de 2012. Depois para dezembro de 2013.
“ Com a inauguração da BR-448, aproximadamente 40% do tráfego da BR-116 deverá ser direcionado para a nova rodovia”
Com a inauguração da BR-448, aproximadamente 40% do tráfego da BR-116 deverá ser direcionado para a nova rodovia. Os congestionamentos, enfrentados pelos motoristas no centro de Canoas, devem ser transferidos para a Freeway e Castelo Branco, em Porto Alegre, e para a BR-116, em Sapucaia do Sul.
Mesmo com a entrega da rodovia, os trabalhos permanecem em um trecho da rodovia. O acesso da BR-448 pela região do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, não ficará pronto até o final do ano. A saída e entrada pela rodovia, por esse ponto, deve demorar pelo menos mais dois ou três meses para ser entregue. O motivo do atraso foi a mudança do projeto. Mais um acesso está sendo construído na Avenida Celina Kroeff, no Bairro Novo Esteio. A obra vai permitir que os motoristas façam o retorno dos dois lados da linha férrea, que fica localizada nas proximidades da BR-448. Um retorno já existia. O novo vai beneficiar quem está na região do Loteamento Industrial do Setor Oeste.
Em Canoas, a saída da Rodovia do Parque para o bairro Rio Branco não foi executada. Para realizar a obra, duas adutoras da Corsan, instaladas no dique, terão de ser deslocadas. O projeto não previu o rebaixamento das adutoras, que atendem um milhão de moradores, em Cachoeirinha, Porto Alegre e Canoas. A transferência deve consumir entre R$ 6 e 7 milhões. Quem vem de Porto Alegre, pela BR-448, não poderá sair no bairro Rio Branco. A próxima saída prevista será seis quilômetros depois, no bairro Mato Grande. A estimativa é que as obras durem aproximadamente seis meses.
Após a conclusão dessa obra, as atenções voltam para o prolongamento da Rodovia do Parque até Estância Velha. O consórcio Enecon – Magna ganhou mais nove meses para concluir o estudo de viabilidade, que projeta a ampliação da BR-448. Os trabalhos deveriam ter sido finalizados em agosto, mas foi necessário readequar o levantamento por causa da localização do novo aeroporto regional, que será construído entre Portão e Nova Santa Rita. O novo prazo aponta o mês de março como o de finalização dos trabalhos. Após essa etapa, será necessário realizar uma licitação para contratar a empresa que irá executar o prolongamento.
Confira antes e depois das obras na Rodovia do Parque:
Confira outros fatos da retrospectiva: