A SpaceX, empresa de Elon Musk, realizou o quinto lançamento do foguete Starship neste domingo (13). Pela primeira vez, foi possível capturar o propulsor Super Heavy em pouso na plataforma de lançamento, a Starbase, instalação da companhia estadunidense em Boca Chica, no Texas.
Sem tripulação, a decolagem ocorreu por volta das 9h26min (horário de Brasília) e o pouso do propulsor foi realizado após cerca de sete minutos. O primeiro estágio, que tem 70 metros de altura, se separou com apenas dois minutos e 41 segundos de voo.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Nasa pretende utilizar o foguete para missões tripuladas à Lua e a recuperação do propulsor é um passo fundamental para esse objetivo.
O voo durou aproximadamente 1h05min e o foguete pousou no Oceano Indico. Com isso, a missão cumpriu com sucesso a outra meta: retornar à Terra no local planejado.
A missão foi comemorada na transmissão ao vivo promovida pela empresa, que chamou o dia de "épico" nas redes sociais oficiais. "Parabéns para todo o time da SpaceX em um empolgante quinto teste de voo da Starship", diz trecho de publicação no X (antigo Twitter).