Uma nova tentativa de voo da Starship, nave da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, está prevista para a manhã deste domingo (13), às 9h (horário de Brasília).
Caso seja bem-sucedido, o voo será o segundo, de cinco tentativas, a ter êxito. O primeiro aconteceu em junho.
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) autorizou no início da tarde deste sábado (12) o novo teste da Starship. Se não ocorrer no domingo, novas tentativas podem ocorrer na segunda (14) ou na terça-feira (15).
De acordo com a agência, a SpaceX "cumpriu todos os requisitos de segurança, ambientais e outros para o teste de voo suborbital" para o quinto teste da Starship. A FAA também aprovou o perfil da sexta missão da Starship, ainda sem previsão de ocorrer.
Os testes feitos com a nave demonstraram avanços. Por isso, a empresa quer usar a nova missão para ficar mais perto da reutilização completa da Starship. Agora, a ideia é pousar o propulsor Super Heavy (a parte debaixo do veículo espacial) na base de lançamento em Boca Chica, no Texas.
De acordo com a SpaceX, foram feitas melhorias na Starship e na torre de lançamento e captura da nave, mas que, para garantir a segurança, só tentará o retorno do propulsor se alguns critérios forem atendidos.
A palavra final fica com o diretor de voo da missão, que, depois da separação dos estágios do foguete, decidirá se o propulsor tem condições de pousar no solo. Se não for possível, ele fará o pouso no mar, mais especificamente no Golfo do México.
Linha do tempo
Os testes da nave começaram em abril de 2023. Na ocasião, a Starship explodiu enquanto ainda estava acoplada ao Super Heavy.
Ainda em 2023, em novembro, o Super Heavy explodiu logo depois de se separar da nave. O incidente revelou a necessidade de 17 reparos na Starship.
Em março deste ano foi realizada uma terceira tentativa, que durou 50 minutos, antes da Starship ser destruída.
O primeiro voo bem-sucedido aconteceu apenas em junho, quando a Starship conseguiu pousar no Oceano Índico, e o Super Heavy, no Golfo do México, como planejado.
Como é a nave Starship?
- Tem 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro
- Poderá transportar até 100 pessoas
- É projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX
- Tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada
- Está sendo testada desde 2019
- Será usada para transporte de carga no programa Artemis, série de missões da Nasa para levar astronautas de volta à superfície da Lua
- No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX