Três astronautas chineses decolaram na noite de terça-feira (29) - madrugada de quarta-feira (30) na China - rumo à estação orbital Tiangong, na missão Shenzhou-19.
A decolagem no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país, indicaram o canal CCTV, que exibiu imagens da partida, e a agência Xinhua. Tiangong é tripulada por três astronautas que se alternam a cada seis meses.
Integra a tripulação Wang Haoze, 34 anos, a única engenheira espacial do país, segundo a Agência Espacial Tripulada da China (AETC), responsável pelas missões tripuladas chinesas. Ela também é a terceira mulher chinesa a integrar uma missão espacial.
A nova equipe da estação espacial realizará experimentos visando a meta do programa espacial chinês de enviar astronautas à Lua até 2030 e, eventualmente, construir uma base lunar.
A equipe, liderada por Cai Xuzhe, deve retornar à Terra "no final de abril ou início de maio do próximo ano", afirmou na terça-feira o subdiretor da AETC, Lin Xiqiang, em coletiva de imprensa.
Cai, um ex-piloto da força aérea de 48 anos, já esteve na estação espacial Tiangong como parte da missão Shenzhou-14 em 2022. O terceiro membro da tripulação é Song Lingdong.