Entre a noite de 17 e a madrugada de 18 de setembro está previsto um eclipse lunar parcial, que deve ser visível em todo o Brasil – se houver condições meteorológicas favoráveis. Outro fenômeno similar, mas distinto, um eclipse solar deve ocorrer no dia 2 de outubro. Você sabe a diferença entre os dois eventos astronômicos? A reportagem de Zero Hora te explica.
Eclipse lunar e solar
Os eclipses, seja lunar ou solar, ocorrem quando há algum alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol. A diferença está na posição de cada um dos astros com relação ao outro.
A Lua gira em torno de seu próprio eixo e orbita a Terra, que, por sua vez, também realiza rotação em seu próprio eixo e ao redor do Sol. Os eclipses ocorrem durante estes movimentos. O solar acontece quando a Lua posiciona-se entre a Terra e o Sol, enquanto o lunar no momento em que a Terra está no centro do alinhamento entre os dois astros.
Entenda o eclipse lunar
O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a lua em sua fase cheia. Neste momento, a luz solar passa pela Terra e forma uma sombra que encobre parte da superfície do satélite. Ou seja, o planeta diminui a luminosidade do Sol sobre a Lua, o que dá origem ao eclipse lunar.
Existem três variações para um eclipse lunar, que são definidos de acordo com o tamanho da sombra terrestre que encobre sua superfície:
- Total: quando a sombra da Terra encobre toda a superfície da Lua e, consequentemente, o satélite não recebe luz solar e fica "às escuras"
- Parcial: previsto para a madrugada de 18 de setembro, ocorre quando parte da superfície é coberta pela sombra da Terra e o restante recebe iluminação do Sol
- Penumbral: a maior parte recebe luz solar, apenas uma parte sutil fica sobre a sombra terrestre
Entenda o eclipse solar
O eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Neste caso, o satélite natural forma uma sombra sobre o planeta e encobre parte da estrela.
Existem quatro variações para um eclipse solar, que são definidos de acordo com o posicionamento e alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol:
- Total: ocorre quando o alinhamento entre os três astros é perfeito. Desta forma, a Lua encobre totalmente a superfície do Sol quando observado da Terra
- Anular: similar ao total, ocorre quando a Lua está em seu apogeu (ponto mais distante da Terra) ou seu perigeu (ponto mais próximo do planeta). Desta forma, parte do diâmetro do Sol se sobressai ao da Lua e forma uma imagem parecida a de um anel, apenas com as bordas visíveis
- Parcial: momento em que a Lua encobre apenas uma parte do Sol, com a sombra em apenas uma parte da Terra
- Híbrido: é uma variação entre o anular e o total, que ocorre conforme a mudança no posicionamento da sombra da Lua sobre a Terra