A noite da próxima terça-feira (17) será de tempo firme e pouca nebulosidade em quase todas as regiões do Brasil, conforme previsão da Climatempo. As condições climáticas são favoráveis para a observação do eclipse lunar, que começa às 21h41min e se estende até a madrugada de quarta-feira (18). Apesar da projeção de tempo firme, a fumaça das queimadas em diversos Estados brasileiros e em países vizinhos pode ofuscar o fenômeno em algumas áreas, especialmente no centro-oeste e norte do país.
Condições astronômicas – como posicionamento da Terra, por exemplo – permitirão que o alinhamento entre Lua, Terra e Sol, nos dias 17 e 18 de setembro, seja visível na África, América do Sul, América do Norte e Europa. No período, com duração aproximada de quatro horas, parte da superfície lunar será encoberta pela sombra do nosso planeta. No Brasil, a fumaça das queimadas poderá atrapalhar a visualização do fenômeno.
Como será o céu do Brasil para ver o eclipse?
Projeção da Climatempo aponta "tempo firme" em boa parte do Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul, na terça-feira. Há possibilidade de chuva e nebulosidade, o que pode interferir na visualização do eclipse lunar, em áreas dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, resultado de uma frente fria que ingressou no território gaúcho pela Região Sul e avança em direção ao norte do país.
— Eles devem ter um registro de chuva durante o deslocamento desta frente fria que passa primeiramente pelo Rio Grande do Sul. Ela vai se deslocar pelo Sudeste e parte do Centro-Oeste entre domingo e terça-feira, então litoral paulista, estas regiões devem ter uma condição de mais nebulosidade na terça-feira — explica Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo.
Antes, esta frente fria deve limpar a atmosfera do Rio Grande do Sul e retardar o retorno da fumaça ao Estado. A massa de ar frio deve manter o horizonte gaúcho limpo até quarta-feira (19), favorecendo a observação do eclipse lunar em todo o território gaúcho, conforme Borges.
Cenário diferente do que deve ser observado em Estados do Norte e Nordeste, onde pluma com fumaça dos incêndios deve seguir sobre o horizonte. Apesar do tempo estável e sem nuvens no céu, a circulação de massas de ar quente sobre estas regiões impede a chegada da chuva e, consequentemente, a limpeza atmosférica.
Veja como será na sua região
Sul do Brasil
A terça-feira deverá ser de tempo estável e sem nuvens no horizonte gaúcho. O avanço da frente fria sobre o Estado durante o final de semana deve melhorar as condições de observação do céu.
— A chuva vai limpar a atmosfera e a circulação do vento vai bloquear a volta da fumaça ao Rio Grande do Sul. Sem fumaça presente nas regiões do Rio Grande do Sul, o cenário é bem favorável pra dar visibilidade ao céu — diz Borges.
Em contraste, a frente fria avança sobre Santa Catarina e Paraná no início da próxima semana. A instabilidade vai limpar a atmosfera sobre estes Estados, mas a nebulosidade poderá interferir na visualização do céu durante a noite de terça-feira.
Sudeste e centro-oeste do Brasil
A instabilidade também vai avançar sobre áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Regiões com longos períodos de seca, a chuva vai auxiliar na limpeza atmosférica e no controle do calor.
A terça-feira deverá ser de muita nebulosidade nestas regiões, com possibilidade de chuva especialmente no litoral paulista, em cidades como Santos, por exemplo.
Norte e nordeste do Brasil
Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva no litoral nordestino ao longo da terça-feira, mas o clima deve manter-se firme nas demais áreas do Norte e Nordeste. Com tempo seco, a pluma de fumaça das queimadas avança sobre o horizonte e deverá atrapalhar a visualização do eclipse lunar de terça-feira.