Já imaginou viajar de Londres, na Inglaterra, a Sydney, na Austrália, em apenas duas horas? Essa é a promessa da aeronave hipersônica DART, desenvolvida pela empresa australiana Hypersonix Launch System. Prevista para ser lançada no primeiro trimestre de 2025, ela deve atingir cinco vezes a velocidade do som.
O DART, um demonstrador de tecnologia scramjet (motor hipersônico), será lançado com o auxílio de foguetes de sondagem guiados e não guiados. A aeronave, com três metros de comprimento, é fabricada com uma liga de alta temperatura e utiliza hidrogênio como combustível. O motor usado é o primeiro do mundo com geometria fixa impresso em 3D.
A empresa afirma que a inovação oferece vantagens em termos de desempenho e confiabilidade. Além disso, também deve diminuir prazos de entrega e custos.
Acordos
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por exemplo, já fechou um acordo de fornecimento com a empresa para os aviões espaciais. Os executivos da Hypersonix acreditam que um dia poderão voar sete vezes a velocidade do som.
Também haverá uma colaboração com o Ministério da Defesa do Reino Unido no desenvolvimento de mísseis hipersônicos. O contrato será de cerca de R$ 7,24 bilhões (aproximadamente 1 bilhão de libras).
Apesar de uma indústria aeroespacial relativamente pequena, especialistas em aviação consideram a Austrália, país onde está sediada a Hypersonix, pioneira em tecnologia hipersônica.