A cápsula Starliner da Boeing que levou os dois astronautas atualmente "presos" no espaço deve retornar à Terra nesta sexta-feira (6). A missão, no entanto, não será tripulada e Suni Williams e Butch Wilmore permanecem na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
O retorno da cápsula à Terra deve iniciar por volta das 19h, no horário de Brasília. O pouso ocorrerá com a ajuda de três paraquedas e airbags perto da 1h de sábado (7). A Starliner pousará no Parque Nacional White Sands, no Estado do Novo México, nos Estados Unidos. A Nasa realizará transmissão ao vivo do retorno em seus canais oficiais.
O administrador da Nasa Bill Nelson afirmou que enviar a cápsula de volta à Terra sem tripulação é resultado de um "compromisso com a segurança", de acordo com informações do g1.
Astronautas presos
Butch Wilmore e Suni Williams viajaram a bordo da cápsula em junho para uma missão que deveria durar uma semana. Com os problemas de falha de segurança relacionados à cápsula da Boeing, o retorno dos astronautas deve ocorrer somente em fevereiro de 2025, quando a missão SpaceX Crew-9 retorna à Terra, oferecendo uma "carona" para os dois.
Apesar de sua prolongada estada, Wilmore e Williams mantêm bom ânimo e estão em contato com suas famílias. Eles já não dependem mais de roupas emprestadas, pois receberam trajes durante uma recente missão de reabastecimento, informou a Nasa.