Um pinguim protegendo um ovo no meio do espaço? O processo de união entre das galáxias NGC 2936 e NGC 2937 chamou atenção pela similaridade com as formas, em imagem divulgada na última sexta-feira (12) pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA).
Ao centro da imagem, o “pinguim” trata-se da NGC 2936, uma galáxia em espiral e distorcida. Abaixo do que seria o “bico” do animal, está a NGC 2937, carinhosamente apelidada de ovo, está uma pequena galáxia que tem forma de uma elipse. Ambas estão situadas na constelação de Hydra, e integram o conjunto de sistemas galácticos conhecido como Arp 142, distante cerca de 326 milhões de anos-luz da Terra, conforme a Nasa.
A proximidade das galáxias ocorre por conta do processo de fusão entre as duas, que teve início entre 25 e 75 milhões de anos, estima a Nasa. A projeção é elas se tornem uma única galáxia dentro de “centenas de milhões de anos”.
“Eles continuarão a tremer e balançar, completando vários loops adicionais antes de se fundirem em uma única galáxia centenas de milhões de anos a partir de agora”, destacou a agência em nota.
A imagem foi capturada pelo telescópio James Webb, lançado em dezembro de 2021 ao espaço. Na foto, ainda é possível ver uma “áurea” em volta do pinguim, a qual a Nasa explicou se tratar de estrelas e gases das galáxias.