Um planeta de órbita extremamente longa foi descoberto por cientistas. É o que afirma o estudo publicado nesta quarta-feira (24), na revista Nature. O Epsilon Indi Ab está localizado a 12 anos-luz da Terra e não faz parte do nosso sistema solar.
O exoplaneta (um planeta fora do Sistema Solar) tem aproximadamente o mesmo diâmetro de Júpiter (142,9 quilômetros), mas com seis vezes a sua massa. Assim como a do gigante gasoso, a atmosfera do Epsilon Indi Ab também é rica em hidrogênio.
Uma grande diferença, porém, é que o "novo" planeta demora mais de um século para dar uma volta completa em torno de sua estrela. Conforme o g1, ele também está bem mais longe do seu astro, a uma distância cerca de 15 vezes maior do que a Terra está do Sol.
Com as novas observações, foi confirmado que o Epsilon Indi Ab realmente orbita a sua estrela Epsilon Indi A, que faz parte de um sistema com três estrelas.
Há tempos os cientistas suspeitavam que um grande planeta orbitava a estrela. No entanto, ele não era tão massivo nem tão distante do seu astro quanto se imaginava.
Liderada pelo Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha, uma equipe coletou as imagens no ano passado. Para ver o planeta diretamente, os astrônomos esconderam a luz da estrela com um dispositivo de sombreamento especial do supertelescópio James Webb.