Baterias pouco duradouras são uma reclamação recorrente dos usuários de iPhone. Os modelos mais recentes dos celulares da Apple buscaram atender a esses pedidos com algumas funções que economizam o uso da bateria.
Os ajustes vão desde conectividade com redes até configurações de tela. A maioria dos recursos listados abaixo estão disponíveis apenas a partir do iPhone 14, sendo importante conferir em diferentes modelos.
Como economizar bateria do iPhone
Desative a configuração automática do wi-fi
Todos os celulares da Apple possuem uma função que fazem o sistema procurar redes de wi-fi abertas para se conectar a todo o momento – o que pode pesar no uso da bateria. Para economizar energia, desative o recurso.
Ative o brilho automático
A tela OLED, presente em modelos como o iPhone 14 e o 14 Pro, consome mais energia por exibir cores além do preto. Dessa forma, quanto mais brilhante fica a tela, mais a bateria é consumida. Para otimizar a duração, ative o brilho automático: nas configurações, busque por "Acessibilidade" e "Tamanho da tela e do texto".
Ative o carregamento automático
A seção "Saúde da bateria", nas configurações do telefone, permite que o usuário acompanhe o estado da bateria do seu aparelho. Quando a opção de carregamento automático está ativada, o iPhone passa a carregar mais devagar depois que a bateria chega a 80%. Dessa forma, o celular aprende com o padrão de consumo do usuário.
Cuide da temperatura do telefone
No iOS 16, o sistema operacional percebe a temperatura do aparelho e para de carregar se o celular estiver quente demais. Nesse caso, o ideal é remover o carregador da tomada e esperar o iPhone resfriar. Isso também ajuda a manter a saúde da bateria.
Desative a sensação tátil
Uma das novidades da nova versão do iOS é o feedback tátil no teclado: agora, a tela vibra quando o usuário pressiona alguma tecla. Porém, o recurso consome mais energia. É possível desligá-lo nas configurações.
Limite a taxa de quadros ProMotion
A tela ProMotion, disponível em alguns modelos de celulares e tablets da Apple, tem a capacidade de atualizar a imagem da tela com o dobro de rapidez de um display convencional. Isso significa que vídeos e animações passam a ter um aspecto mais fluido nesse tipo de tela. O "custo" é o gasto elevado da energia. Em "Acessibilidade", nas configurações, é possível limitar a taxa de quadros, ou seja, definir que a tela vai funcionar com uma taxa convencional (60 Hz).
Desative a tela sempre ativa
A opção de "tela sempre ativa", disponível no iPhone 14 Pro, faz com que a tela permaneça ligada por mais tempo, o que automaticamente gasta mais bateria. Nas configurações, acesse "Tela e brilho" e desative o recurso "Always On" para dispensar o recurso.