Na tarde desta quarta-feira (3), por volta das 15h, a rede de mensagens WhatsApp começou a apresentar instabilidade. O aplicativo chegou ficar fora do ar por completo para alguns usuários. No entanto, no fim da tarde, o número de reclamações, de acordo com a plataforma Downdetector, diminuiu, conforme gráfico acima, não ultrapassando 80 usuários, mas ainda segue afetando usuários.
Mais cedo, a plataforma, que registra em tempo real as reclamações de usuários ao redor do mundo, mostrou um pico de queixas sobre o funcionamento do WhatsApp. A rede já havia recebido quase 60 mil queixas em relação ao WhatsApp, às 15h14min. Por volta das 15h40min, o serviço retornou para alguns usuários. Às 16h, o número de usuários reportando problemas havia diminuído, mas mantém-se em alta, somando cerca de 7 mil queixas.
Instagram e Facebook caíram também?
Conforme a mesma plataforma, todas as redes do grupo Meta apresentam instabilidade ou caíram nesta tarde. Instagram, Facebook e Messenger também acumulam reclamações.
A Meta, empresa que é dona do WhatsApp, Instagram e Facebook, afirmou em uma postagem no perfil do WhatsApp no Twitter (o atual X) que estava ciente do problema.
"Sabemos que algumas pessoas estão enfrentando problemas no momento. Estamos trabalhando para que tudo volte a 100% para todos o mais rápido possível", disse a empresa em um post. Além do Brasil, usuários em países como Estados Unidos, França, Chile e Canadá registraram reclamações.