O eclipse total do dia 8 de abril será o primeiro eclipse solar do ano. Isso significa que a Lua se posicionará entre a Terra e o Sol de forma alinhada, o que cria uma sombra capaz de bloquear a luz solar. Ele é considerado total pelo alinhamento ser reto. Olhando da Terra, é como se o Sol "desaparecesse" atrás da Lua.
Das 12h42min às 17h52min (horário de Brasília), pessoas do Canadá, Estados Unidos e México verão a Lua bloqueando totalmente a luz do Sol que chega na Terra. A coroa solar será visível ao redor do disco lunar.
Os eclipses solares sempre acontecem durante a fase da Lua Nova, porque é quando a Lua está entre o Sol e a Terra. Dependendo da distância do satélite em relação à Terra, o eclipse pode ser total ou anular.
Os eventos solares também são acompanhados por um eclipse lunar, normalmente com um intervalo de duas a três semanas. O evento do dia 8 acontece duas semanas depois do eclipse lunar penumbral de 25 de março.
Onde será visto o eclipse solar total
Pessoas que estiverem no Canadá, Estados Unidos e México em 8 de abril poderão ver o eclipse solar, seja de forma total ou parcial. Segundo o portal TimeAndDate, diversos países das Américas e da Europa poderão ver uma fração do eclipse, entre eles as ilhas do Caribe. O fenômeno não será visível no Brasil.
Confira a lista de onde será possível observar o evento astronômico em sua totalidade, conforme indicado na imagem abaixo:
- México: estados de Sinaloa, Durango e Coahuila;
- Estados Unidos: Texas, Arkansas, Missouri, Illinois, Indiana, Ohio, Pennsylvania, Nova York, Vermont e Maine (e um pedaço de Oklahoma, Kentucky, Michigan e New Hampshire);
- Canadá: Ontario, Quebec, New Brunswick e Newfoundland
Qual o melhor lugar do mundo para ver o eclipse solar total
As faixas da foto acima mostram o trajeto do eclipse, cuja passagem deve durar aproximadamente 1h40min. A região vermelha com pontilhado será onde o fenômeno estará mais visível, da costa do México com o Oceano Pacífico até o sudeste do Canadá. Nas outras regiões marcadas com vermelho e laranja, o eclipse será parcial, com uma visibilidade cada vez menor, conforme a região se afasta da faixa central.
As principais cidades em que será possível ver o eclipse solar total estão listadas abaixo:
- México: Mazatlán, Durango, Torreón e Piedras Negras;
- Estados Unidos: San Antonio, Austin, Waco, Dallas, Little Rock, Jonesboro, Evansville, Indianápolis, Dayton, Clevelend, Erie, Buffalo e Rochester;
- Canadá: Kingston, Cornwall, Montreal e Havre-Aubert.