Em operação desde 2016, os minimercados inteligentes da Amazon foram uma revolução tecnológica à época. Os estabelecimentos operavam sem caixas para pagamento e nem funcionários atuando nos espaços, um formato novo e promissor que hoje já está consolidado em diferentes empresas.
Os clientes poderiam escolher os produtos que quisessem, efetuar o pagamento de forma automatizada e ir embora. Inclusive, foi essa facilidade que inspirou o nome da tecnologia "Just Walk Out" (Apenas Saia, em tradução livre) utilizada nos minimercados da lojas Amazon Fresh.
O mais próximo de contato humano que os clientes acreditavam ter eram as câmeras, sensores e inteligência artificial utilizados para rastrear o que as pessoas estavam levando da loja. Contudo, nesta semana foi revelado que o sistema, na verdade, dependia de uma equipe de trabalhadores indianos que fiscalizavam, junto às câmeras, e contabilizavam as compras no sistema.Após repercussão, a empresa anunciou o fim do uso do sistema.
Como funcionava este "sistema" da Amazon?
De acordo com reportagem do site The Information, a Amazon tinha uma equipe com cerca de mil funcionários na Índia. O texto revela que cerca de 70% das vendas eram conferidas por humanos, responsáveis por analisar as imagens em vídeo das câmeras nas lojas para confirmar se a leitura dos sensores foi realizada corretamente.
— A função principal de nossos associados de dados de aprendizado de máquina é anotar imagens de vídeo, o que é necessário para melhorar continuamente o modelo de aprendizado de máquina subjacente — disse um porta-voz da Amazon ao portal Gizmodo.
A nova aposta da Amazon é o seu “carrinho inteligente”, o Dash Carts, um scanner com tela incorporados ao carrinho de compras, que deve ser implementado nas lojas onde antes havia o Just Walk Out.
O portal GeekWire também divulgou, na quarta-feira (3), que a Amazon Web Services encaminhou em e-mail aos funcionários comunicando um corte de centenas de empregos na equipe de tecnologia de lojas físicas da empresa.