Um foguete da SpaceX, empresa de Elon Musk, decolou rumo à Estação Espacial Internacional nesta segunda-feira (4). À bordo, estão três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo.
A decolagem (veja abaixo) iniciou por volta de 0h53min, partindo do Centro Espacial Kennedy da agência espacial norte americana (Nasa), na Flórida. Um foguete Falcon 9 impulsionou a espaçonave Dragon para a expedição científica. O lançamento estava previsto para a madrugada de domingo (3), mas acabou sendo adiado devido às condições do tempo.
"Parabéns à NASA e à SpaceX por mais um lançamento bem-sucedido para a Estação Espacial Internacional! Nesta oitava missão de rotação da tripulação, mostramos mais uma vez a força das nossas parcerias comerciais e da engenhosidade americana que nos impulsionará ainda mais no cosmos", afirmou o administrador da Nasa, Bill Nelson. Ele acrescentou que a tripulação deverá realizar mais de 200 experimentos científicos e testes tecnológicos.
Conforme detalhou a agência espacial norte-americana, as novas pesquisas têm como objetivo a preparação para a exploração humana. Os experimentos incluem, por exemplo, um estudo de organoides cerebrais para compreender distúrbios neurodegenerativos, mudanças nos fluidos corporais durante voos espaciais e os efeitos da radiação UV e da microgravidade no crescimento das plantas.
Na espaçonave, estão os astronautas da Nasa Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, assim como o cosmonauta Alexander Grebenkin. A espaçonave atracará autonomamente na porta dianteira do módulo Harmony da estação no início desta terça-feira (5). No local, o grupo se juntará aos astronautas da Nasa Jasmin Moghbeli e Loral O'Hara, ao astronauta da Agência Espacial Europeia Andreas Mogensen, ao astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão Satoshi Furukawa e aos cosmonautas da Roscosmos (agência espacial russa) Konstantin Borisov, Oleg Kononenko e Nikolai Chubb.
Assim, por um curto período, o número de tripulantes à bordo da estação espacial aumentará para 11 até que Moghbeli, Mogensen, Furukawa e Borisov retornem à Terra, alguns dias depois.