Uma tripulação com três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo chegou à Estação Espacial Internacional nesta terça-feira (5). O grupo estava à bordo do foguete da empresa SpaceX que foi lançado no dia anterior, em parceria com a agência espacial norte americana (Nasa).
Os quatro novos tripulantes — Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, da Nasa, além de Alexander Grebenkin, da agência espacial russa — foram recepcionados por volta de 5h50min pelo grupo que já está na Estação Espacial Internacional. Agora, o número de pessoas no local chega a 11, até que quatro retornem à Terra, daqui alguns dias.
A nova tripulação conduzirá pesquisas científicas que têm como objetivo a preparação para a exploração humana para além da chamada órbita baixa da Terra. Os experimentos incluem um estudo de organoides cerebrais para compreender distúrbios neurodegenerativos, mudanças nos fluidos corporais durante voos espaciais e os efeitos da radiação UV e da microgravidade no crescimento das plantas. Essas são apenas algumas das mais de 200 experiências científicas e testes tecnológicos que deverão ser realizados durante a missão.
O lançamento do foguete com os quatro tripulantes foi realizado por volta de 0h53min de segunda-feira (4), partindo do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.