Nenhuma área do planeta Terra será afetada tanto pela inteligência artificial que a da saúde. E, nesse caso, são ótimas notícias.
Inteligência artificial é tipo o melhor leitor da história da humanidade. Imagina ler tudo, guardar isso tudo e, quando lhe perguntarem algo sobre esse assunto, você dará a resposta em um segundo.
Agora imagine isso num diagnóstico médico. Todos os casos do mundo conectados. Todas as experiências sobre o caso em um segundo. Tudo será mais rápido. E, por consequência, mais chances de vencer uma doença.
Imagine o mesmo com medicamentos. Todos os estudos da história da medicina condensados. A fabricação da cura em milésimos de segundo.
Exames mais rápidos. Consultas mais rápidas. Todo minuto importa em saúde.
Porém, e quando o assunto é tecnologia sempre há “poréns”, nossa saúde pode ser afetada em outra área. A psicológica. A mental.
Novas tecnologias revolucionam. Outros mundos são criados. Outros abertos. Muita gente perderá emprego. E não terá formação suficiente para se realocar no mercado. Se isso acontecer com milhões, teremos problemas psicológicos na população.
Enfim, eis os dois lados na área da saúde da inteligência artificial. A maldição. E salvação. Porque as coisas são complexas assim mesmo. Não confie em quem tem uma resposta fácil para essa transformação toda.